EVENTOS

Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial discute proposta para uma “Norma ISO na Gestão da Excelência Policial”
12 de novembro de 2020

A Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL), um programa do IRI – USP em parceria com a Organização dos Estados Americanos, irá realizar no dia 12 de Novembro uma reunião de trabalho para discutir a proposta preliminar da “Norma ISO na Gestão da Excelência Policial”.

A REDPPOL e seus componentes foram desenvolvidos pela Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos, através de seu Departamento de Segurança Pública, e aprovados pelos Estados Membros da OEA, durante a Quinta Reunião de Ministros em Matéria de Segurança Pública das Américas (MISPA), e suas recomendações foram ratificadas pela Assembleia Geral da OEA. O IRI-USP participa do esforço de construção da REDPPOL como um dos seus principais parceiros acadêmicos. A REDPPOL foi concebida como um mecanismo regional, integral e abrangente para potencializar e melhorar as capacidades das instituições policiais dos Estados Membros.

12 de setembro de 2019

Em 12 de setembro às 18h00, na sala da Congregação do IRI, aconteceu no IRI o Programa de Seminários Mercados Ilícitos Globais, Crime Organizado e Cooperação Jurídica Internacional 2019, no qual ocorreu o lançamento do livro "Gun Control Policies in Latin America" de Diego Sanjurjo.

A obra analisa o papel crucial que as armas desempenham na dinâmica da violência extrema na América Latina, bem como as políticas que estão sendo implementadas para enfrentá-la. A partir de uma versão estendida do influente Multiple Streams Framework de John Kingdon o livro explora como o controle de armas entra em agendas políticas e as razões pelas quais alguns países agem para acabar com a violência armada e outros não. Assim, o Estatuto do Desarmamento do Brasil e a Lei de Propriedade de Arma de Fogo Responsável do Uruguai constituem estudos de caso aprofundados que demonstram a heterogeneidade da região e põem a teoria política de Kingdon à prova.

flyer Sanjurjo_page-0001.jpg
Flyer de divulgação do evento
DSC06768.JPG
Diego Sanjurjo García e Leandro Piquet Carneiro
DSC06761.JPG
Leandro Piquet Carneiro, Diego Sanjurjo García e João Pedro da Silva Paro
4 de setembro de 2019

No dia 04 de setembro de 2019 ocorreu o 1º Workshop sobre o Curso Segurança Multidimensional nas Fronteiras, foi organizado pela parceria IRI-USP e a Faculdade de Direito do Mackenzie. A iniciativa contou com apoio da Philip Morris International, no âmbito do programa de fomento “PMI- Impact”.

Com o intuito de conhecer a iniciativa participaram do evento pesquisadores e gestores da área de segurança pública, defesa e justiça tanto do Brasil, como de outros países.

O projeto coordenado pela parceria IRI-MACK tem como objetivo promover o nivelamento e a cooperação entre as instituições de segurança e justiça da Argentina, Brasil e Paraguai, com foco nos mercados ilícitos e no crime organizado na região da fronteira.

WhatsApp Image 2020-05-07 at 17.33.43.jp
Equipe Redppol e convidados do Workshop
WhatsApp Image 2020-05-07 at 17.33.23.jp
Equipe Redppol e convidados do Workshop