NOTÍCIAS

Assinatura de Acordo de Cooperação entre a AMERIPOL, o IRI-USP e a Faculdade de Direito da Mackenzie
5 de abril de 2022

Assinatura de ACORDO DE COOPERAÇÃO entre a AMERIPOL, o IRI-USP e a Faculdade de Direito da Mackenzie.

 

A AMERIPOL foi criada em 2007 como a comunidade das polícias das Américas e tem sua sede em Bogotá na Colômbia. O Acordo de Cooperação tem por objeto fomentar a cooperação policial por meio da capacitação profissional dos 29 Estados Membros da AMERIPOL. Pretende também desenvolver um  ATLAS DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL DAS AMÉRICAS, um compêndio que padroniza as terminologias e as referências legislativas e institucionais utilizadas pelos Estados Membros em relação aos seguintes temas: mercados ilícitos, lavagem de dinheiro, corrupção e crime organizado.

 

Essa iniciativa surgiu como uma iniciativa da Escola de Segurança Multidimensional do IRI-USP com o objetivo de fomentar pesquisas e cursos de extensão para a área de segurança pública. A mais recente iniciativa da ESEM foi o curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, em parceria com o Ministério de Justiça e Segurança Pública do Brasil, o qual capacitou cerca de 5 mil policiais de 9 países da região, como também a publicação do ATLAS DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL DO MERCOSUL, uma publicação bilíngue da editora portuguesa Almedina.

 

Assinatura dia 08 de abril.

8 de outubro de 2020

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinou um acordo de cooperação técnica com a Universidade de São Paulo (USP) que vai possibilitar a realização de ações na área de capacitação, ensino e pesquisa para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do País. O documento, publicado, nesta quinta-feira (08), no Diário Oficial da União, foi assinado pelo secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini, e pela diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, Janina Onuki.
 
O acordo irá proporcionar, também, intercâmbio de docentes e pesquisadores; elaboração conjunta de projetos de extensão e pesquisa; organização conjunta de cursos de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações; intercâmbio de membros da equipe técnico-administrativa; e cursos e disciplinas compartilhados.

Um dos cursos previstos, denominado “Segurança Multidimensional nas Fronteiras”, será realizado na modalidade Ensino a Distância, com aulas on-line, para cerca de 500 policiais que atuam na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, região conhecida como foco de atuação do crime organizado, e no Uruguai. Com duração prevista de um mês e meio, o objetivo do curso é reduzir a diferença de atuação entre as instituições que lidam com o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados na fronteira para um melhor enfrentamento às organizações criminosas.

O conteúdo do programa, que terá carga horária de 60 horas na fase inicial, irá abordar o funcionamento do crime organizado, o processo de transnacionalização dos mercados ilícitos e a estrutura operacional dos principais mercados ilegais na região. Já na fase presencial, com previsão para o primeiro semestre de 2021, serão mais de 80 horas. As aulas serão ministradas por acadêmicos do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, em parceria com representantes da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, e profissionais de segurança pública com reconhecida experiência na área de fronteira e demais agentes que atuam na região.

Print ass ACT com MJ - 2.PNG
A cerimônia de assinatura foi realizada por vídeo conferência em 22 de outubro de 2020.
1 de novembro de 2019

No dia 30 de outubro ocorreu a formatura da segunda turma do curso de extensão da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, programa desenvolvido pelo IRI/USP em parceria com a Diretoria de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos.
 

Foram formados 60 alunos policiais de 27 Estados Membros da OEA. Estiveram presente na formatura além  do Prof Leandro Piquet Carneiro, do IRI/USP, coordenador acadêmico do curso, a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP, a Profa. Maria Aparecida Machado e a Diretora da OEA, Dra Paulina Duarte.
 

Os certificados de conclusão do curso de 180hs do IRI/USP foram entregues pelo Secretário Geral da OEA, Dr. Luis Almagro, em evento realizado durante a MISPA - Reunião dos Ministros de Estado da área de segurança pública das américas, em Quito, Equador.

IMG-20191101-WA0011.jpg
Vídeo do canal da Polícia Nacional del Ecuador 
Turma dos alunos, professores e coordenadores do curso na formatura durante a MISPA